Cadeira de rodas em Campinas
Cadeira de rodas em Campinas
Cadeira de rodas em Campinas
História da cadeira de rodas.
O desenvolvimento ao longo do tempo de cadeiras de rodas.
Wernher von Braun, pioneiro de foguetes e ex-diretor do Centro de Vôo Espacial George C. Marshall da NASA, testando uma cadeira de rodas controlada por movimentos oculares sentidos por óculos especiais.
Tais dispositivos são subprodutos da pesquisa espacial (NASA).
Precisamente quando as primeiras cadeiras com rodas foram inventadas e usadas para pessoas com deficiência é desconhecido.
Alguns estudiosos suspeitam que a história da cadeira de rodas começa em algum momento entre os séculos VI e IV aC , possivelmente com o desenvolvimento de móveis com rodas e carrinhos de duas rodas.
Primeiro uso na Europa
Cadeiras de rodas podem ter entrado na Europa no século XII, junto com o carrinho de mão.
No entanto, o primeiro uso registrado de cadeiras autopropelidas por pessoas com deficiência na Europa data do século XVII.
Na primeira parte daquele século, o mecânico e inventor alemão Johann Hautsch fez várias cadeiras rolantes em Nürnberg, e cerca de 1655 o relojoeiro alemão Stephan Farfler fez uma cadeira de três rodas que ele podia impulsionar usando uma alavanca rotativa na roda da frente.
As chamadas “cadeiras inválidas” mecânicas, mais tarde modelos que empregavam uma série de manivelas e dispositivos rotativos, aumentaram em uso desde o final do século XVII.
Eles foram projetados como um meio de transporte principalmente para os ricos.
No século XVIII, cadeiras de rodas começaram a aparecer em catálogos de instrumentos cirúrgicos e médicos, onde eram anunciados como veículos de transporte para pacientes. Cadeira de rodas em Campinas.
Semelhante a poltronas em estilo, aquelas máquinas de madeira, vime ou ferro, com grandes rodas na frente e uma rodinha na parte traseira para equilíbrio, eram ornamentadas e pesadas.
Por volta de 1750, o inventor inglês James Heath apresentou a cadeira de banho, destinada a senhoras e inválidos.
A cadeira de banho era um meio de transporte popular, particularmente na Grã-Bretanha vitoriana, onde funcionava como um aparelho para pessoas feridas, doentes ou deficientes e como um meio de transporte riquixá para os ricos.
Em meados do século XIX, foram introduzidas cadeiras de rodas com molduras de madeira e bancos e encostos em cana.
Eles foram amplamente utilizados nos Estados Unidos por veteranos da Guerra Civil.
No final do século 19, outras modificações, como rodas de raios de arame e pneus de borracha, foram introduzidas.
Mesmo com esses desenvolvimentos, no entanto, a mobilidade independente com a maioria das cadeiras de rodas permaneceu limitada aos limites dos ambientes internos.
Desenvolvimentos do século XX
Um dos avanços mais importantes na tecnologia das cadeiras de rodas no século 20 foi a invenção da cadeira de rodas dobrável, inicialmente feita com aço tubular, que permitia que pessoas com deficiência usassem suas cadeiras de rodas fora de suas casas ou instalações de atendimento.
Os primeiros projetos de dobra e cadeiras de aço tubular foram desenvolvidos na primeira década do século.
Mais tarde, em 1932, o engenheiro de minas americano Herbert A. Everest, incapacitado, e o engenheiro mecânico americano Harry C. Jennings introduziram a cadeira de rodas cross-frame, que se tornou o design padrão para cadeiras dobráveis de aço tubular.
Os dois homens formaram a Everest & Jennings, Inc., que se tornou fabricante líder de cadeiras de rodas.
Os desenvolvimentos subsequentes no design de cadeiras de rodas foram focados principalmente na redução de peso e aumento da confiabilidade e desempenho.
Muitos avanços vieram do uso de cadeiras de rodas nos esportes, o que inspirou o desenvolvimento de modelos ultraleves.
Desenhos experimentais influentes incluíram a Quickie, uma cadeira de rodas de estrutura rígida de peso ultraleve, introduzida em 1979 por Marilyn Hamilton, Jim Okamoto e Don Helman. Cadeira de rodas em Campinas.
A cadeira de rodas Quickie foi única, tanto pelo melhor desempenho quanto pela introdução de cor e estética.
Após a Segunda Guerra Mundial, a demanda aumentou para cadeiras de rodas elétricas.
As primeiras cadeiras de rodas elétricas eram basicamente cadeiras de rodas padrão com motores acoplados, que vieram a ser conhecidas como cadeiras de rodas elétricas convencionais.
Mais tarde, foram introduzidas cadeiras de rodas com base elétrica, nas quais o motor e as baterias estavam posicionadas sob o componente de assento da cadeira.
Ao separar o componente de acionamento da cadeira do componente de assento, os desenvolvedores de cadeiras de rodas puderam inovar na ergonomia da cadeira de rodas.
Refinamentos adicionais para cadeiras de rodas elétricas incluíram melhorias em controladores proporcionais, microprocessadores e outras tecnologias de computador.
Para cadeiras de rodas manuais e elétricas, o século 20 viu melhorias importantes no design de assentos, que trouxeram alívio de problemas como úlceras de pressão e suporte adicional para pessoas afetadas por condições como deformidades esqueléticas.
Juntos, os avanços na manobrabilidade, conforto e confiabilidade ajudaram as pessoas com deficiência a participarem mais plenamente das atividades sociais.
Projetos do século XXI
No século 21, a incorporação de tecnologias emergentes tornou-se um elemento cada vez mais importante do design de cadeiras de rodas.
Entre os novos projetos introduzidos na primeira parte do século, estava a cadeira de rodas assistida por impulso (PAPAW).
O PAPAW era um híbrido de tecnologias de cadeiras de rodas elétricas e manuais que empregavam motores para suplementar a potência aplicada pelo usuário a um ou ambos os aros durante a propulsão ou a frenagem.
Conclusão: A cadeira de rodas teve um longo percurso na história e no seu desenvolvimento. Se você está procurando cadeira de rodas em Campinas, clique aqui para ver alguns produtos >>